Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A distância, mas a todo vapor


Pessoal to dizendo essa idéia ta contagiando.


Cansado dos engarrafamentos, do estresse e da falta de segurança no Rio de Janeiro, Carlos Ruchaud mudou de cidade e de vida quando criou seu home offi ce em Florianópolis, Santa Catarina, há cinco anos. “O home office traz benefícios a todos e melhora a produtividade”, diz o diretor médico da Genzyme do Brasil, farmacêutica cuja sede fica em São Paulo, mas que conta com funcionários trabalhando remotamente em Santa Catarina e Minas Gerais. Histórias como a de Carlos estão se tornando mais comuns. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho, o número de profi ssionais trabalhando de casa cresce 10% ao ano. O trabalho remoto é uma alternativa cada vez mais procurada por quem não tem a obrigatoriedade de estar no escritório, por mães de recém-nascidos e autônomos interessados em baixar seu custo fixo. Veja como ser produtivo trabalhando em casa.

1 - Família, família, negócios à parte
Quem opta pelo home offi ce tem de conscientizar a família de que não está disponível durante o expediente. No início, Carlos, da Genzyme, fez questão de que até a esposa usasse o telefone para falar com ele. A estratégia de Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research In Motion (RIM), fabricante do Black- Berry, para educar os dois fi lhos foi usar um boné da empresa para indicar que estava trabalhando. “Quando eu tirava o boné eles pulavam em mim.”

2 - Delimite seu espaço de trabalho
“Se a pessoa não tem um espaço para fazer o escritório, orientamos que delimite um lugar e avise à família que aquele é seu canto de trabalho”, diz Fabio Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da Canonical, distribuidora do sistema operacional Ubuntu, com mais de 80% do pessoal trabalhando em casa. “Se for necessário dividir o espaço, estipule horários e evite que o escritório esteja próximo a distrações como home theater”, diz Eliana Tameirão, diretora de relações corporativas da Genzyme, que trabalha em home offi ce há dois anos, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

3 – Organize seus e-mails
“Quem trabalha com tecnologia pode receber até 1 000 e-mails por dia. O que eu faço é marcar as mensagens com cores diferentes (particulares, colegas, diretorias nacional e internacional).
Assim fica fácil de selecionar e priorizar a leitura”, diz Fabio Filho, que afirma ser necessário ter um “espírito empreendedor” para conseguir trabalhar remotamente.

4 - Use a tecnologia a seu favor
O essencial para quem trabalha em casa é dispor de serviço de internet de banda larga e de uma rede de telefonia eficiente. Ambos os serviços, internet e e-mail, mantêm em sintonia uma equipe que não divide o mesmo espaço. Impressora, scanner, celular, smartphone e até mesmo uma linha de telefone fixo exclusiva para usar durante o período de trabalho ajudam a separar a vida pessoal da profissional.

5 - Não leve o estresse do trabalho para casa
Já que você não terá de se deslocar até o escritório, aproveite as horas a mais dormindo ou acordando mais cedo para fazer exercícios, ler jornal ou conversar com a família. “O profissional pode, às vezes, ‘mover’ seu escritório para o restaurante de um shopping, para arejar a cabeça ou dar umas ‘férias’ para as pessoas da casa”, diz Moacyr, gerente da ResearchIn Motion.

6 - Crie uma rotina diária
A flexibilidade de horário é uma faca de dois gumes, diz Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry: “A vantagem
é que você pode conciliar sua atividade profissional com a vida pessoal. A desvantagem é o profissional começar a trabalhar às 7h e ir até as 22h, sem fazer pausas”. A solução é estipular uma rotina diária, com horário para começar e encerrar o expediente. Moacyr aconselha ainda que o profissional vista algo confortável, porém “não vinculado ao descanso”. Ou seja, nada de pijama.

É cada vez maior o número de profissionais trabalhando de casa no Brasil. Estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho aponta que o número de ”trabalhadores remotos” cresce 10% ao ano no país. O motivo é simples: sem a necessidade de se deslocar, o funcionário não fica preso em congestionamentos, não chega atrasado, nem estressado à empresa e pode dedicar mais tempo e concentração ao trabalho e à vida pessoal. E, claro, em grandes metrópoles como São Paulo, por onde circulam mais de 6,5 milhões de carros por dia, a empresa contribui para a diminuição do trânsito e da poluição ao tirar um veículo da rua.

Ainda sobre o tema home office, conversando ontem com o diretor de Assuntos Corporativos da John Deere para América do Sul, Alfredo Miguel Neto, tive a informação de que a fabricante de máquinas agrícolas, que no Brasil tem fábrica em Porto Alegre e escritório em São Paulo, conseguiu um parecer jurídico que dá respaldo legal à empresa para ampliar o seu número de trabalhadores remotos. Mais profissionais da John Deere no Brasil podem trabalhar de casa. E a empresa tem a tranquilidade de que se, eventualmente, for acionada judicialmente, ela está resguardada. Por enquanto, diz Alfredo Miguel sobre o caso da John Deere, o parecer só libera funcionários do nível de supervisor para cima. Ainda assim, é um grande avanço já que um dos maiores obstáculos para a disseminação do trabalho remoto no Brasil é a CLT, que não regulamenta a prática. E isso faz com que as empresas temam aumentar seus passivos trabalhistas por conta de processos na Justiça. Há um Projeto de Lei da Câmara, de número 102/07, que tem por objetivo disciplinar o trabalho remoto no Brasil. Mas a depender da velocidade dos nossos congressistas deve demorar para a lei constar na CLT. Pior para os profissionais, pior para as empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário