Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Uma das pessoas admiraveis pra mim...

Ouvi essa esses dias e adorei. "Keep your enemies close". A frase teria sido dita por Winston Churchill. E representaria um dos floretes com os quais Churchill esgrimou a sua arte política: fique perto dos seus adversários para poder monitorá-los, controlá-los. Isso me bateu sobremodo porque minha reação natural é sempre afastar gente que eu não gosto, é sempre ficar longe de quem me oferece perigo. Eu imaginava que isso era lógico: tem uma pá de gente nesse mundo com quem eu simplesmente não quero contato. São pessoas que não valem a pena, que tisnam as boas energias do mundo com matizes que eu reprovo. Sempre me pareceu que estar próximo de pessoas assim era um exercício de masoquismo. Quando não um ato suicida. No inicio quando não há troca de farpas até tento ao máximo, até mesmo depois de ter sido bombardeado várias vezes continuo minha jornada, pois Deus nos ensinou a perdoar a tudo, mas lhe confesso que sou humano e as vezes é inevitável você se distanciar da pessoa

Winston Churchill, se é que ele é mesmo o autor desta máxima, não pensava assim. Para ele, ficar longe dos inimigos equivale a dar as costas a eles. E eu um pouco me enxergo sob esta perspectiva, ignorando olimpicamente adversários, ou simplesmente gente que me trata com hostilidade e antipatia, pessoas que seguramente não terão a mesma grandeza de me oferecer essa indiferença magnânima de volta e, ao contrário, muito provavelmente aproveitarão o meu virar de costas para operar ali, à sombra, em silêncio, apartada do meu campo de visão, todo tipo de sortilégios.

É seguindo esta lógica de Churchill que você vê, e eventualmente não entende, gente que se detesta trabalhando junto. Ou um cara empregando o filho ou alavancando a carreira da mulher do seu pior inimigo. Ou pessoas que não se bicam sorrindo falso uma para outra e fingindo, até para si mesmas, que conseguem ficar mais de 15 minutos no mesmo recinto. Ou aquele chefe que tiraniza um colaborador talentoso mas que não o deixa sair de jeito nenhum para outro departamento.

Reconheço o requinte da estratégia de manter seus inimigos por perto, infelizmente, para mim, ela não tem uso. Não tenho estômago para isso. Mas estou aprendendo a cada dia, e não só eu, mas todos estamos sempre em constante melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário