Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Conhecendo a Deus

Entendamos o significado de Yahweh. Existe pelo menos duzentos e setenta nomes para Deus na Bíblia. Ele é glorioso, tão grandioso. E cada um desses nomes, revela um lado de Sua Vida e de Seu caráter. Um nome comum usado é El ou Elohim. Nós vemos isto em El Shaddai, “Deus Todo Poderoso”. Nós vemos isto em Bet-ël”, a “casa de Deus”. Nós vemos isto em Emanu-“el”, Deus conosco”. Mas Yahweh é diferente. Yahweh é muito mais pessoal. É frequentemente traduzido como “Senhor”. É usado quando Deus criou a humanidade. É usado quando Abraão subiu o Monte Moriá, o lugar onde eventualmente o templo foi construído e a área onde nosso Senhor Jesus Cristo morreu. Foi usado enquanto ele subia o monte para Adorar a Deus, na primeira vez é mencionada. E Deus provê um sacrifício e se revela como Yahweh, regularmente pensamos nesta palavra como sendo Jeová, este é o nome Latim para Yahweh. Ao encontrarmos em palavras como Aleluia – Hallalu”jah”, que significa celebra a Deus, nosso Senhor. Mas a revelação chega ao seu ápice em Êxodo capítulo 3, quando Deus revela ao Seu povo, e Ele diz: “Eu Sou O que Sou”. Ele é o Ser Eterno autoexistente. “Eu Serei O que Eu Serei”. Ele estava declarando Sua realidade ao Seu povo. Ele diz em Êxodo capítulo 6, “Até este momento você não entendeu completamente. Eu me revelei a Abraão, a Isaque e a Jacó como O Deus Todo Poderoso, El Shaddai. Mas agora Eu estou me revelando a você, como Seu Deus que mantém a aliança. Um Deus que é o que você precisa que Ele seja na situação de sua vida. E pela escrituras, este nome Jeová, Yahweh é revelado. Ele é Jeová Tsidkenu, O Senhor é a nossa justiça. Ele é Jeová Mekadesh, O Senhor que nos santifica. Jeová Shalom, O Senhor é a nossa paz. Jeová Raá, O Senhor nosso Pastor. Jeová Shamah, O Senhor que está presente. Ele é o Nosso Deus que mantém a aliança!
O Senhor de Seu povo. Ele é Jeová Jiré, O Senhor nosso provedor, então, Jesus Cristo vem a Terra. O nome Jesus significa “Salvador”. O nome Cristo significa “O que é Ungido”. Ele foi o Messias por quem o mundo esperou, mas Ele não era somente Jesus Cristo. Ele era o Senhor Jesus Cristo. E em João capítulo 8, quando eles o perguntaram de onde Ele havia vindo, Ele disse isto: “Antes de Abraão, EU SOU”. Ele estava declarando a eles, Ele era O Deus Jeová. Por isso eles pegaram pedras para mata-LO, porque Ele estava proclamando que Ele era o Deus que mantém a aliança de Seu povo, e hoje, Ele é Jeová Rafá, O Senhor que te cura. Ele é O Senhor que se se faz presente em tua vida amigo leitor, Ele é o Senhor teu provedor. Porque Ele é Yahweh. Ele é o Senhor Jesus Cristo e Ele quer se revelar a você como teu Senhor, como teu campeão, como teu Pastor.

Por toda eternidade o meu coração dará, toda glória ao Teu Nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário